Medicina Tradicional Chinesa

Sindromes/Síndromas da Medicina Tradicional Chinesa

Informação sobre as Síndromes (ou Síndromas) mais comuns em Medicina Tradicional Chinesa.

Possibilidade de inserção de novas Síndromes (ou Síndromas) de Medicina Tradicional Chinesa que não estejam contempladas no Naturmedicus.

Associação de Síndromes de Medicina Tradicional Chinesa a Categorias de Síndromes, Sintomas para realização de Diagnóstico, associação a Dietas, associação a Fórmulas de Fitoterápicos Chineses e associação a Protocolos.

Para cada Síndrome de Medicina Tradicional chinesa, pode-se ter acesso a um conjunto de protocolos, protocolos esses com a descrição detalhada sobre o seu objectivo e o porquê da utilização dos pontos aconselhados, que servem para o tratamento da Síndrome escolhida.

Diagnóstico por sintomas, em que através de um catálogo de mais de 4000 sintomas, indicações e patologias ocidentais, é possível ao terapeuta realizar um diagnóstico diferencial em Medicina Chinesa.

Possibilidade de definição de novos Sintomas aos quais se podem posteriormente associar Síndromes

Possibilidade de consultar um conjunto de Fórmulas Fitoterápicas Chinesas que podem servir para o tratamento da Síndrome escolhida.

Possibilidade de consultar um conjunto de conselhos dietéticos relacionados com a Síndrome escolhida. Os conselhos dietéticos podem ser impressos para que o paciente os possa levar para casa.

Acupunctura

Informação sobre 410 Pontos de Acupunctura. Pode assim ter acesso a informação detalhada sobre pontos de acupunctura com nome do ponto, localização, forma de puncturar, acções energéticas, indicações ocidentais, associações mais comuns com outros pontos para tratamentos vários e outras informações relevantes.

Imagem anatómica sobre a localização de cada um dos pontos descritos.

Agora o terapeuta tem a possibilidade de inserir informação sobre novos Pontos de Acupunctura que não estejam descritos no Sistema.

Possibilidade de consultar 685 protocolos de acupunctura utilizados para os mais diversos objectivos.

Possibilidade de inserir novos protocolos de Acupunctura que o terapeuta mais utiliza nos seus tratamentos

O terapeuta pode associar os protocolos definidos por si a Síndromes de Medicina Tradicional Chinesa nas quais o protocolo possa ser utilizado para tratamento e também pode associar o protocolo a Sintomas ou doenlas para as quais o protocolo seja indicado.

Possibilidade de consultar quais os protocolos mais aconselhados que podem ser utilizados para um conjunto de sintomas/patologias mais comuns. Assim, numa primeira consulta, o terapeuta já pode iniciar um tratamento mais direccionado ao alívio de certos sintomas podendo mais tarde estudar o caso do paciente com mais calma de forma a abranger no tratamento a raiz d problema do qual o paciente padece.

Uma vez que os protocolos podem ser associados a Sintomas ou doenças, o terapeuta tem a possibilidade de definir novos Sintomas aos quais pode posteriormente associar protocolos. Pode assim, mais tarde, ao fazer consultas de protocolos por sintomas, ter rapidamente acesso aos protocolos aconselhados, incluindo o definido por si.

Em caso de dúvida sobre algum aspecto de algum ponto inerente aos protocolos, pode-se seleccionar o ponto em dúvida e, premindo uma tecla ou com uma opção do botão direito do rato, pode-se abrir a ficha completa do ponto de forma a esclarecer quaisquer dúvidas que o terapeuta possa ter. Esta função é extremamente útil no caso dos pontos de acupunctura mais raramente utilizados e para os quais possa haver alguma dúvida sobre a localização ou forma de puncturar.

Fitoterapia Chinesa

306 fórmulas tradicionais de Fitoterapia Chinesa

Informação sobre indicações, funções e tipo de fórmula para cada uma das fórmulas descritas no sistema

Referência do tipo de língua e pulso que se espera encontrar nos desequilíbrios para os quais as fórmulas estão indicadas

Possibilidade de consultar fórmulas por nome da fórmula, por tipo de fórmula e pela função que se espera que a fórmula chinesa realize.